Mensagens
  Enviar Mensagem
  Buscar Mensagem
  Fale Conosco
  Amizade
  Mensagens de Amor
  Desculpas
  Dia da Mulher
  Especiais
  Família
  Músicas
  Paixão
  Parabéns
  Paz
  Positivas
  Reflexões
  Saudade
  Declaração de Amor
  Dica Feminina
  Orações
  Poesias
  Traduções
  Matérias
  Humor
  Sonhos
  Cartões
  Power Point



 

Guia de Profissões 

 

 
Não é fácil ter paciência diante dos que tem excesso de paciência.
Carlos Drummond de Andrade  

 

Em se plantando, tudo dá.

Palavra de agrônomo

Com os avanços da tecnologia e o surgimento dos transgênicos, novas possibilidades se abrem diante do engenheiro agrônomo.

 Desde que trocou a caça e a coleta pela agricultura há cerca de 10 mil anos, o homem vem se aperfeiçoando na arte de produzir alimentos. Com o passar dos séculos – e o conseqüente crescimento das populações – a necessidade de produzir cada vez mais e melhor acabou emprestando uma enorme complexidade a essa atividade. A partir, principalmente, do século XVIII, a agricultura sofreu muitas modificações e passou a se modernizar na esteira do desenvolvimento da Mecânica, da Química e da Fisiologia Vegetal e Animal.

Foi nesse contexto que nasceu a Engenharia Agronômica. Hoje, o campo de atuação do engenheiro agrônomo vai muito além das porteiras de uma fazenda, para debruçar-se sobre um admirável mundo novo. Este profissional pode fazer desde uma simples consulta até orientar investimento para a produção agropecuária em larga escala, passando pela melhoria genética de animais e vegetais. O engenheiro agrônomo pode atuar ainda em áreas como construções rurais, irrigação, topografia. fitotecnia, zootecnia, ecologia e recursos naturais renováveis, defesa sanitária vegetal, alimentos, nutrição animal, piscicultura e, ufa! extensão rural.

Além de garantir a produção de alimento saudável para a população mundial, o engenheiro agrônomo deve comprometer-se com o desenvolvimento de novas tecnologias. “Torna-se essencial, também, a introdução de sistemas alternativos de produção, segundo as características econômicas e culturais locais”, conta o engenheiro agrônomo João Suzuki, coordenador pedagógico do curso de Agronomia que a UNESP.

Com a produção de alimentos em grande escala e, principalmente, com o surgimento dos transgênicos, dois novos campos se abrem aos agrônomos. “Atualmente, as duas áreas de grande potencial para a atuação desses profissionais são o agronegócio e a biotecnologia”,  aponta o engenheiro agrônomo Marcílio Vieira Martins Filho, coordenador do curso e Agronomia.

O leque de perfis adequados para o exercícios da Engenharia Agronômica é tão grande quanto o rol de atividades que o profissional dessa área pode desempenhar. “A profissão pode ser exercida com sucesso tanto por pessoas que gostam de trabalhar em fazendas como por aquelas de hábitos urbanos”, explica o engenheiro agrônomo Ricardo Antonio Ferreira Rodrigues. “A atuação diversificada do engenheiro agrônomo exige sólida formação acadêmica para atender as demandas do mercado profissional, cada vez mais competitivo e diversificado”, destaca, por sua vez, o engenheiro agrônomo Cláudio Cavariani.

                       Voltar