No passado era tão mais fácil ter uma profissão, né? Se você tivesse nascido na Idade Média, por exemplo, bastava seguir o ofício dos seus pais, sem problemas. Mas com o passar dos anos ao mesmo tempo que a liberdade para escolher uma carreira aumentou também multiplicaram-se os números de opções.
Por outro lado, hoje podemos escolher a profissão que mais nos realiza, basta saber como! E é justamente para lhe ajudar a resolver esse problema que trouxemos uma matéria especial para escolher qual é a melhor opção para você. Vamos lá?
Quando começar a pensar nisso?
O momento da escolha profissional normalmente ocorre quando se está no Ensino Médio. Mas você começou a entrar em contato com as profissões desde a infância. Se lembra de quando via sua professora dando aulas legais e ficava com a vontade de ser professora? E quando quis ter a mesma profissão do seu pai, mãe, tios ou irmãos?
Viu, não é de agora que você presta atenção nas outras carreiras e até se interessa por algumas delas. Uma boa dica para quem ainda não tem nenhuma idéia do que é ter uma profissão, é conseguir um emprego durante o Ensino Médio. Isso mesmo, aí, enquanto estuda, você já começa a ter uma experiência profissional, ajuda nas contas de casa e ainda ganha uma visão melhor de como um curso técnico ou superior pode lhe ajudar na hora de conseguir um bom emprego e até bons salários.
Dinheiro não é tudo
Um risco que as garotas correm na hora de optar por uma carreira é pensar só no salário. Tudo bem que isso é um incentivo, mas, por mais rentável que seja a profissão que escolher se não gostar muito dela corre o risco de não conseguir ganhar nem a metade do que planejava! “É importante que você pense nas coisas que tem prazer em realizar, estudar, trabalhar e que tem facilidade”, explica a psicóloga Glória Izildinha Sanches de Lima. Para que se destaque em sua profissão e tenha sucesso na carreira é necessário que você goste de verdade do que faz. Do mesmo jeito, uma profissão que não promete altos salários pode trazer rendimentos maiores para alguém que realmente é apaixonada por ela. E isso é fácil de perceber. Pegue seu boletim escolar: compare as notas das matérias que mais gosta com as que menos se interessa. Notou a diferença?
Converse com profissionais da área
Uma dica para quando se está em dúvida entre duas, três ou mais profissões é procurar profissionais que já atuam na área. “Obter mais informações sobre as profissões e relacioná-las com você faz com que sua decisão seja mais segura e responsável”, explica a psicóloga Glória.
E a maioria dos profissionais gosta de falar sobre a experiência que tiveram e até dão toques sobre como é o curso, mercado de trabalho e problemas mais comuns na profissão. No final das contas, você vai ficar expert nas opções que tem em mente. Assim, a decisão vai ser bem mais fácil! E a psicóloga salienta “esta não é a primeira e não será a última escolha de sua vida. Decisões fazem parte de nossa vida.”.
Conheça nosso Guia de Profissões que a cada semana apresenta uma nova profissão.
|