Dietas que já fizeram fama
Veja como funcionam algumas dietas famosas:
Criticadas pela maior parte dos endocrinologistas, essas dietas fazem fama quando celebridades anunciam que emagreceram vários quilos seguindo algum regime mirabolante. Na maioria dos casos, se não houver uma mudança nos hábitos alimentares, a tendência é reaver todos os quilos extras ao parar a dieta.
Dieta da Lua
Este é o tipo de dieta que parece lenda: todo mundo já fez, mas ninguém sabe como ou onde surgiu. No dia da mudança da Lua é preciso ficar 24 horas sem comer. Só vale beber líquidos, como sucos, shakes e sopa.
Por que não funciona: não dá para emagrecer bebendo líquidos apenas um dia. E, lógico, se o líquido for leite batido com sorvete de chocolate e a sopa for de queijo, pode até haver um ligeiro aumento nos ponteiros da balança.
Dieta da sopa
Ponha tudo que é verdura e legume numa água quente, cozinhe e coma isso todos os dias. Esta é a fórmula deste regime.
Por que não funciona: primeiro, porque é monótona. É muito difícil - e deprimente - passar semanas ou meses comendo só sopa. Além disso, mais uma vez, a chance de ganhar tudo o que perdeu ao voltar à rotina é quase certa.
Dieta do dr. Atkins
O dr. Atkins é um cardiologista americano que vendeu milhares de cópias do livro que leva seu nome. Para perder peso ele propõe comer apenas proteína e gordura, ou seja, muita, mas muita carne, ovos, manteiga e nada de arroz, macarrão, pães ou doces.
Por que não funciona: tem gente que emagrece alguns quilos nas primeiras semanas desta dieta, mas, como só come proteína, o organismo dá seus sinais da falta de outros nutrientes: aumento do colesterol, mau hálito, intestino preso e, às vezes, problemas nos rins.
Dieta de Beverly Hills
O regime foi propagado aos quarto ventos por fazer sucesso entre as estrelas de Hollywood. Nele, se come frutas e nada de proteínas ou gorduras.
Por que não funciona: o principal problema é que, como não acontece uma mudança nos hábitos alimentares, a pessoa até emagrece, mas acaba voltando a engordar quando sai da dieta.
Dieta do abacaxi
Como o próprio nome diz, basta comer abacaxi e só abacaxi. Se seu estômago resistir - já que a fruta é muito ácida -, você pode até perder alguns quilos nos primeiros dias, mas, com certeza, vai ganhar tudo de novo.
Por que não funciona: é impossível ficar muito tempo comendo um único alimento. Depois de alguns dias a chance de se estar com a boca e o estômago doloridos pela acidez da fruta é grande.
Dieta da USP
Ninguém sabe ao certo como começou, mas um regime que se auto-intitulava Dieta da USP (Universidade de São Paulo) passou de mão em mão prometendo emagrecer 14 quilos em 14 dias. Além de misturar alimentos ricos em gordura - tem dia que você come vários ovos -, o regime era creditado a especialistas da Universidade de São Paulo. Boato. Na USP, nenhum profissional dá aval ao tal regime.
Por que não funciona: dá até para emagrecer alguns quilos, mas, como não é equilibrada, se feita por muito tempo, pode causar problemas como anemia, fraqueza, mau humor e, mais uma vez, é comum voltar a engordar depois de alguns meses.
Dieta do tipo sangüíneo
O que você come deve estar diretamente relacionado com seu tipo sangüíneo: A, O, AB ou B.
Por que não funciona: segundo os endocrinologistas não dá para fazer uma dieta baseada apenas no tipo sangüíneo. O que conta são outras características como estilo de vida e hábitos alimentares.
Editora Globo; reprodução; Marcelo Tinoco/Editora Globo; Roberto Setton/Editora Globo; Stela Morato/Editora Globo; Carlos Cubi/Editora Globo
|